fbpx

Acessibilidade é importante para indivíduos, empresas e sociedade

Resumo

Quando os sites e as ferramentas da web são projetados e codificados adequadamente, pessoas com deficiência podem usá-los. No entanto, atualmente muitos sites e ferramentas são desenvolvidos com barreiras de acessibilidade que os tornam difíceis ou impossíveis de usar para algumas pessoas.

Tornar a web acessível beneficia indivíduos, empresas e a sociedade. Os padrões internacionais da web definem o que é necessário para acessibilidade.Conteúdo da página

Recurso Relacionado
Vídeo de introdução à acessibilidade na Web e padrões W3C (4 minutos)

Acessibilidade em Contexto

O poder da Web está em sua universalidade.
O acesso de todos, independentemente da deficiência, é um aspecto essencial.Tim Berners-Lee, diretor do W3C e inventor da World Wide Web

A Web é fundamentalmente projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente de seu hardware, software, idioma, localização ou habilidade. Quando a Web atinge esse objetivo, ela é acessível a pessoas com uma ampla gama de capacidade auditiva, movimento, visão e cognitiva.

Assim, o impacto da deficiência é radicalmente alterado na Web porque a Web remove as barreiras à comunicação e à interação que muitas pessoas enfrentam no mundo físico. No entanto, quando sites, aplicativos, tecnologias ou ferramentas são mal projetados, eles podem criar barreiras que impedem as pessoas de usar a web.

A acessibilidade é essencial para desenvolvedores e organizações que desejam criar sites e ferramentas da web de alta qualidade e não impedir que as pessoas usem seus produtos e serviços.

O que é acessibilidade na web

Acessibilidade na Web significa que sites, ferramentas e tecnologias são projetados e desenvolvidos para que pessoas com deficiência possam usá-los. Mais especificamente, as pessoas podem:

  • perceber, entender, navegar e interagir com a web
  • contribuir para a web

A acessibilidade da web abrange todas as deficiências que afetam o acesso à web, incluindo:

  • auditivo
  • cognitivo
  • neurológico
  • fisica
  • discurso
  • visual

A acessibilidade na web também beneficia pessoas sem deficiência, por exemplo:

  • pessoas que usam telefones celulares, relógios inteligentes, TVs inteligentes e outros dispositivos com telas pequenas, modos de entrada diferentes etc.
  • idosos com habilidades mutáveis ​​devido ao envelhecimento
  • pessoas com “deficiências temporárias”, como um braço quebrado ou óculos perdidos
  • pessoas com “limitações situacionais”, como luz solar intensa ou em um ambiente onde não podem ouvir áudio
  • pessoas que usam uma conexão de Internet lenta ou que têm largura de banda limitada ou cara

Para ver um vídeo de 7 minutos com exemplos de como a acessibilidade é essencial para pessoas com deficiência e útil para todos em uma variedade de situações, consulte:
Vídeo sobre perspectivas de acessibilidade na web (YouTube)

Mais informações sobre o que é acessibilidade

Acessibilidade é importante para indivíduos, empresas, sociedade

A Web é um recurso cada vez mais importante em muitos aspectos da vida: educação, emprego, governo, comércio, saúde, recreação e muito mais. É essencial que a Web seja acessível para fornecer acesso e oportunidades iguais para pessoas com habilidades diversas. O acesso às tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Web, é definido como um direito humano básico na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (UN CRPD ).

A Web oferece a possibilidade de acesso à informação e interação sem precedentes para muitas pessoas com deficiência. Ou seja, as barreiras de acessibilidade à mídia impressa, de áudio e visual podem ser superadas com muito mais facilidade por meio de tecnologias da web.

A acessibilidade apóia a inclusão social de pessoas com deficiência e de outras pessoas, como:

  • pessoas mais velhas
  • pessoas em áreas rurais
  • pessoas em países em desenvolvimento

Também existe um forte caso de negócios para acessibilidade. Conforme mostrado na seção anterior, o design acessível melhora a experiência e a satisfação geral do usuário, especialmente em uma variedade de situações, em diferentes dispositivos e para usuários mais velhos. A acessibilidade pode aprimorar sua marca, impulsionar a inovação e estender seu alcance de mercado.

A acessibilidade da Web é exigida por lei em muitas situações.

Mais informações sobre acessibilidade são importantes

Tornando a Web acessível

A acessibilidade da web depende de vários componentes trabalhando juntos, incluindo tecnologias da web, navegadores da web e outros “agentes de usuário”, ferramentas de autoria e sites.

A W3C Web Accessibility Initiative ( WAI ) desenvolve especificações técnicas, diretrizes, técnicas e recursos de suporte que descrevem soluções de acessibilidade. Estes são considerados padrões internacionais de acessibilidade na web; por exemplo, WCAG 2,0 é também uma ISO padrão: ISO / IEC 40.500.

Mais informações sobre como tornar a web acessível

Tornando seu site acessível

Muitos aspectos da acessibilidade são bastante fáceis de entender e implementar. Algumas soluções de acessibilidade são mais complexas e requerem mais conhecimento para serem implementadas.

É mais eficiente e eficaz incorporar a acessibilidade desde o início dos projetos, então você não precisa voltar e refazer o trabalho.

Mais informações sobre como tornar seu site acessível

Avaliando acessibilidade

Ao desenvolver ou redesenhar um site, avalie a acessibilidade no início e durante todo o processo de desenvolvimento para identificar problemas de acessibilidade no início, quando é mais fácil resolvê-los. Etapas simples, como alterar as configurações em um navegador, podem ajudá-lo a avaliar alguns aspectos da acessibilidade. Uma avaliação abrangente para determinar se um site atende a todas as diretrizes de acessibilidade exige mais esforço.

Existem ferramentas de avaliação que ajudam na avaliação. No entanto, nenhuma ferramenta sozinha pode determinar se um site atende às diretrizes de acessibilidade. Uma avaliação humana experiente é necessária para determinar se um site está acessível.

Mais informações sobre como avaliar a acessibilidade

O W3C WAI oferece uma ampla gama de recursos sobre diferentes aspectos dos padrões de acessibilidade da web , educação , teste / avaliação , gerenciamento de projetos e políticas . Nós encorajamos você a explorar este site, ou dar uma olhada na lista de Recursos WAI .